Você sabe o que significa o IPCA?

Entenda como o índice oficial de inflação é calculado e como ele influencia na economia brasileira


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Em outras palavras, ele reflete o custo de vida da população brasileira.

Em entrevista ao programa Em Conta (Rádio EBC), o professor de Finanças do Ibmec-DF Marcos Melo explicou que existem vários índices de inflação. “Basicamente, os índices vão tentar mostrar a mesma coisa: qual é a velocidade de variação de preços de diversos itens”. Outro ponto que ele destacou foi o reajuste anual dos salários, feito pelo índice de inflação acumulado no passado e não uma projeção do mesmo para os próximos 12 meses.

A população-objetivo do IPCA compreende famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, residentes nas regiões metropolitanas de Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.

O IPCA mede a variação de preços de 465 itens, divididos nas seguintes categorias:

  • alimentação e bebidas
  • artigos de residência
  • transportes
  • comunicação
  • despesas pessoais
  • habitação
  • saúde e cuidados pessoais
  • vestuário
  • educação

Agora, você já parou para pensar qual a relação do IPCA com seu orçamento? A resposta é bem simples: se o índice sobe, alguns dos produtos e serviços ficarão mais caros. Isso é o que chamamos de inflação. Se o IPCA cai, isso quer dizer que os preços subiram menos em relação ao mês anterior, e não que caíram.

Por isso, o IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação no país, ele ajuda a verificar se o custo familiar no Brasil tem aumentado e se o governo tem cumprido as metas de inflação estipuladas. A depender do índice, são formuladas e implementadas medidas de governança econômica e políticas monetárias que possam conter a situação.

Contratos e alguns tipos de investimentos também utilizam o IPCA como um índice de reajuste e remuneração. Títulos do Tesouro Direto, por exemplo, remuneram a variação do IPCA somada a uma taxa prefixada. Por isso é tão importante entender as siglas do noticiário econômico.
 

Tags: consumo custos economia IBGE inflação IPCA pesquisa preços

Veja mais