Você já abraçou os seus avós hoje?

Avós criam laços e memórias inesquecíveis em seus netos

Na vida, muitas pessoas marcam presença e se tornam memoráveis. Para muitos de nós, os familiares nos fazem querer sempre compartilhar de bons momentos e ficar juntinho deles. Os avós são essas pessoas que nos proporcionam emoções que ficam para sempre em nossa memória. Eles são a tradução de amor, carinho e cuidado e simbolizam a união de uma geração. Como muitos dizem: “a vovó é mãe com açúcar”.

As vovós, em especial, trazem consigo a doçura que deixam os netos ainda mais apaixonados e alguns pais contrariados – tudo por causa dos mimos para agradar os netinhos.

Os avós carregam a experiência de vida e, por isso, crianças que são cuidadas por eles agregam em sua criação um histórico muito positivo. Geralmente nessa fase da vida as pessoas são mais tranquilas e pacientes, tendendo a ser menos estressadas e intolerantes, levando a rotina de forma serena. Dessa forma, é natural que o carinho pelos netos seja elevado.

Vovô e Vovó são especiais...

Conviver com os avós é um grande presente. São eles que proporcionam momentos de diversão, de histórias, de ternura. O modo no qual eles se dispõem a educar seus netos traz benefícios imensuráveis. Mesmo enumerando alguns, ainda são poucos diante da magnitude de ensinamentos:

  • Ensinar a cuidar das plantas e dos animais;
  • Caminhar com atenção na rua;
  • Ter auxílio no preparo de um bolo para o lanche;
  • Compartilhar tradições e histórias da família;
  • Ensinar canções, jogos e contos de antigamente.

Relação de empatia que só os avós têm...

O afeto se dá pela relação empática, pela boa comunicação gerada. Isso permite aos netos que se sintam mais compreendidos por seus avós que por seus pais. Os avós naturalmente já sabem como lidar com situações adversas, uma vez que eles tendem a corrigir com os netos os erros que cometeram com seus filhos, dando uma ampla visão sobre certos aspectos aos pais.

Por outro lado, os avós não são tão críticos como deveriam, por isso focam mais no lado positivo do que no negativo, destacando assim os pontos fortes da criança mais que seus pontos fracos. Outra característica do modo de educar dos avós é que eles ajudam os netos a adquirir a independência dos pais, assim como a se socializar com pessoas de diferentes idades.

Muitas vezes os avós fazem o papel dos advogados das crianças, servindo assim de ponte para validar sentimentos e resolver complicações que criam obstáculos na convivência e na comunicação entre pais e filhos.

Um importante apoio emocional em casos de instabilidade familiar, uma separação, por exemplo, vem dos avós, que são peças indispensáveis para os netos. Mas não são só os avós que deixam marcas no coração, os netos também trazem vitalidade, alegria e apoiam seus avós de maneira muito importante. Cuidar dos netos significa para os avós redescobrir o lado surpreendente do mundo, a inocência e o amor mais incondicional.

Se você ainda tem os seus avós, preserve os laços de ternura, mantenha sempre a proximidade. Se você é vovô ou vovó, permita aos seus netos criarem na memória o quão maravilhoso é tê-los por perto, em todos os sentidos. Cultivar o amor em família é impagável para todos nós.

Fonte: A mente é maravilhosa

Tags: amor cuidado netos ternura VóeVô

Veja mais