Viajar por conta própria ou contratar um pacote?

Entenda quais as vantagens de cada situação e como chegar a melhor escolha!

Quando o assunto é viagem e aparece a pergunta: excursão ou pacote? Qual é mais vantajoso? Devemos dizer que não existe uma resposta definitiva. Isso porque uma série de fatores farão com que uma outra situação seja a mais adequada para seu perfil de viajante.

Pensando nesse verdadeiro dilema, preparamos este post com os principais pontos que devem ser levados em consideração no momento de sua escolha. Para isso, falaremos do papel de facilitador que as agências de viagem podem exercer, da possibilidade de averiguar preços por conta própria e de como enquadrar seu perfil de viajante as opções sobre a mesa. Confira!

Economia que só agências de viagem podem oferecer

Em se tratando de pacotes de viagem, especificamente, devemos destacar um tipo de vantagem que as agências podem oferecer, que é a economia tanto no deslocamento quanto na hospedagem.

Isso porque, ao realizar a negociação de um grande número de diárias e passagens, é possível chegar a descontos que você não conseguiria ao contratar esses serviços apenas para você ou sua família.

Isso vale sobretudo para passagens áreas, uma vez que as agências costumam manter convênios com as companhias e, assim, obtêm descontos interessantes. É claro e óbvio que a economia a qual nos referimos não configura nenhuma regra.

Pesquisando, você encontrará pacotes de viagem para seu destino de preferência que não apresentam nenhum tipo de desconto ou, até mesmo, estão muito acima dos preços normalmente encontrados.

Possibilidade de acompanhar preços por conta própria

Vejamos agora o outro lado da moeda, situação em que você buscará por conta própria organizar sua viagem. Para isso, precisamos de dois pré-requisitos que é tempo e planejamento. Afinal de contas, ao preparar tudo com apenas alguns dias ou semanas de antecedência, dificilmente você encontrará preços interessantes tanto para hospedagem quanto para deslocamento.

Observada essas condições, é hora de fazer um trabalho minucioso de busca pela acomodação ideal e pelas melhores passagens. Nessa missão, a internet facilitará muito seu trabalho, já que existem milhares de sites em que você pode comparar preços e condições exaustivamente para quase todos os destinos possíveis.

Para hospedagem, especificamente, temos o booking.com como opção mais conhecida hoje para pesquisa de preços e tipos de acomodação. Existem também aquelas páginas que apresentam inúmeras opções de hotéis e pousadas de uma mesma localidade, de modo a facilitar a vida do turista e da rede hoteleira local.

Em meio essa busca, você encontrará uma infinidade de preços e condições. Com tempo de verdade para lidar com essa tarefa, é certo que você encontre preços tão ou mais vantajosos quanto aos oferecidos pelas agências de viagens em pacotes.

Entenda seu perfil de viajante

Como já demonstrado até aqui, preços em relação a pacote ou viajar por conta própria não é exatamente um problema. Desde que você disponha de tempo para planejar sua viagem, você terá grandes chances de encontrar custos muito parecidos para uma e outra opção.

A verdadeira dificuldade nesse caso está em compreender qual o seu perfil de viajante. Veja as vantagens de uma e outra situação a partir dos pontos que listaremos a seguir:

Com pacote

Há um roteiro definido a seguir, com programações dia a dia para se visitar pontos turísticos, passeios agendados e a necessidade de se deslocar em grupo por vários momentos. Ademais, existe pouca flexibilidade em relação a datas para a viagem.

Exemplo disso é que a maioria dos pacotes para destinos nacionais se limitam a 7 noites. Por vezes, você e sua família gostariam de uma estadia mais estendida, mas não haveria essa opção. Pelo menos por um custo razoável.

Sem pacote

Como já descrito nos tópicos anteriores, a viagem sem o auxílio de uma agência demanda que você corra atrás de acertar todos os detalhes. Deslocamento, hospedagem, opções de passeio, entre muitas outras questões.  Há quem goste e quem não goste de proceder com esse trabalho.

Outra questão importante diz respeito à liberdade em vários sentidos, como a de mudar de programação em meio a viagem. Essa é uma possibilidade que apenas uma viagem por conta própria oferece.

Depois de conferir mais este artigo, esperamos que você esteja pronto para decidir qual estilo de viagem atende a seu perfil. Fique atento a todas as nossas dicas e comece já a se organizar para viajar por conta própria ou contratar um pacote.

Queremos também saber sua opinião sobre o tema. Aproveite para deixar um comentário logo abaixo sobre o que você! Você é #timepacote ou #timecontaprópria?

 

Tags: excursão pacote planejamento viagem

Veja mais