Organize sua vida financeira e viva tranquilo até em tempos de crise

Vale lembrar que um planejamento financeiro familiar bem feito é essencial para que se sobreviva a tempos difíceis

Em época de crise economia no país, vemos que há pessoas que são atingidas não só pelo momento desfavorável ao mercado de trabalho, por exemplo, mas também por terem dificuldade em gerir o próprio orçamento. Vale lembrar que um planejamento financeiro familiar bem feito é essencial para que se sobreviva a tempos difíceis. Listamos aqui alguns passos para te ajudar a fazer o melhor com seu suado dinheirinho.

Mapeie as despesas

Um planejamento financeiro passa pelo mapeamento de todas as despesas. Comece anotando todos os gastos da família, ou só seu, caso more sozinho, e a forma como eles são pagos. É importante incluir neste mapeamento mesmo as despesas pequenas, como o cafezinho depois do almoço e a bala na saída do colégio, pois, somadas, elas podem ter um grande impacto no orçamento familiar.

Economize

Teste novas marcas, adquira produtos substitutos mais baratos e busque promoções. Essa é uma das melhores formas de cortar os gastos. Não ignore essa etapa enquanto estiver fazendo seu planejamento financeiro.

Crie metas para os seus gastos

Para que o planejamento financeiro realmente funcione e ajude a colocar as finanças nos eixos, é importante estabelecer prioridades para as despesas. Assim, é possível identificar de forma clara os gastos que são supérfluos e aqueles que são essenciais. Isto ajuda e muito na hora de identificar onde é possível economizar.

Renegocie as dívidas

Levante o valor de cada dívida e seu respectivo credor.  Estipule a quantia que você poderá pagar a cada uma das contas e, a partir daí, parta para negociação com a empresa credora. É importante não querer abraçar o mundo com as pernas: para não comprometer as finanças, só concorde com uma parcela que você e sua família realmente possam pagar.

Crie uma reserva de emergência

Depois de renegociar e pagar as dívidas, é importante prever no planejamento financeiro familiar uma quantia para ser destinada a reserva de emergência. Principalmente famílias com crianças pequenas e idosos, despesas imprevistas acontecem a todo momento.

Tags: crise economia planejamento financeiro reserva

Veja mais