O que você faz antes das 9h vai definir seu dia

Começar o dia com estresse não é nada saudável e não é isso que você quer, não é?

Nos deparamos constantemente com momentos como estes: noites mal dormidas, café da manhã apressado (ou inexistente) trânsito pesado, coisas que culminam no estresse ao longo do dia... Essa equação se dá quando não disciplinamos o momento de dormir com a hora de acordar.

Por diversas razões, quando algum fator acima acontece, prometemos para nós mesmos que “essa seria a última vez”. Mesmo sabendo que isso acarreta diariamente em atropelos, insistimos em dormir tarde, culminando em acordar atrasado e sair de casa correndo.

Começar o dia com estresse não é nada saudável, já que isso causa uma grande desordem em sua vida – e não é isso que você quer, não é?

Se você se identificou com esse cenário matinal conturbado, saiba que é possível mudar e ter manhãs mais produtivas, com pequenas atitudes.

Tenha horário para dormir

Antes de tudo: respeite esse momento. Ter um horário prefixado para se deitar na cama e dormir é profundamente necessário para que seu corpo relaxe e se renove. É durante a noite que o organismo se reequilibra, por isso é essencial ter regras.

Acorde mais cedo do que de costume

Agora que conseguiu dormir a quantidade necessária de horas para se sentir bem, acorde mais cedo. Programe o despertador para, pelo menos, duas horas antes de seguir para o trabalho. Tudo isso? Sim! É de conhecimento geral que pessoas que acordam às 6h da manhã são muito mais produtivas do que as que acordam mais tarde.

Faça pequenas coisas pela manhã

Tomar um café da manhã reforçado e equilibrado te dará muita energia para dar início ao seu dia. Aproveite e faça atividades físicas, seja uma caminhada à padaria ou seja um exercício na academia de sua preferência. Movimentar-se garantirá que a sua disposição mude e que seu corpo se mantenha acordado para aguentar o rojão.

Aproveite o silêncio da manhã para meditar

Sente-se confortavelmente, feche os olhos, inspire e expire lentamente. Esvazie a sua mente. Mantenha a calma e não pense em nada, prestando atenção apenas em sua respiração. Esse ato é bem simples e fundamental para centralizar as suas emoções e manter o foco. Tenha o exercício da gratidão instaurado em você enquanto medita. Agradeça sempre.

Planejar suas atividades pode facilitar o seu dia

Escreva tudo o que almeja fazer em uma agenda ou em um caderno, objetivando o cumprimento de metas e determinando horários para finalizá-las. Tenha em mente as prioridades e atente-se para não se esquecer de nada. Isso norteará o restante do seu dia e fará com que não perca tempo ou se atrase desnecessariamente.

Ouça músicas alegres

Outra atividade que pode deixar seu dia muito mais leve é o ato de ouvir músicas alegres para começar o seu dia com muita disposição e alto-astral. O ânimo se estenderá pelo restante do dia!

Tenha livros de sua preferência sempre por perto

Ler, por pelo menos 30 minutos, ativa o sistema cognitivo e cria um espaço muito particular, em que o estresse passará longe. Escolha trechos de que gosta em seus livros e aproveite a mente descansada para internalizar o que de bom você ler.

Beba bastante água

Ao dormir, o corpo permanece sem a hidratação necessária para diminuir os índices de sódio ingeridos no dia anterior. É essencial beber água em jejum, pois elimina as toxinas, limpa os rins e, consequentemente clareia a urina. Mantenha o hábito ao longo do dia e se sentirá muito melhor.

Vista-se bem

Cuidar da aparência nem sempre requer muito esforço. Basta escolher peças-chaves, com cores e estampas que goste.  Calçar sapatos confortáveis, aqueles que não irão incomodar ou gerar irritação ao longo do dia, também pode refletir em uma boa escolha no seu look. Procure atentar-se ao que se usa no momento adequando ao que você já tem em seu guarda-roupa. Pode parecer estranha essa ideia, mas não é, já que a maneira em que nos apresentamos reflete em como estamos por dentro.

Seja gentil e sorria mais

Quando dormimos e acordamos bem, nosso humor muda. Aproveite esse momento em que se sente com mais disposição para sorrir mais. Sempre cumprimente a todos de maneira cordial e gentil. Gente feliz atrai bons sentimentos, modifica o ambiente de trabalho e faz a rotina ser mais leve.

Lembre-se de que somos nós mesmos que escolhemos os nossos pensamentos. Essas pequenas atitudes podem direcionar o seu dia para o caminho certo.

Tags: acordar bem-estar disposição dormir cedo qualidade de vida

Veja mais