Ingerir ômega 3 pode aliviar sua ansiedade

Você pode começar a inseri-lo em seu dia a dia hoje mesmo. Saiba mais!

Não dá para negar que essa geração é a geração mais imediatista dos últimos anos. Seja na preferência pelos fast foods, nas urgências de comunicação via WhatsApp, ou na busca por realizar muitas atividades em um curto período de tempo.

E essa transformação de rotina tem trazido consigo muitos malefícios, não só para a saúde do corpo, mas também para a saúde da mente. Em uma correria sem fim, cheia de prazos curtos e afazeres, a ansiedade tem afetado grande parte da população, independentemente de sexo ou idade.

Desse modo, buscar meios para combater esse mal é extremamente necessário. Afinal, a ansiedade a longo prazo tende a nos paralisar. Além disso, juntamente com ela caminham outras doenças devastadoras, como a depressão.

Diante disso, falaremos sobre o poder do Ômega 3 no combate à ansiedade e como você pode começar a inseri-lo em seu dia a dia hoje mesmo. Continue a leitura e saiba mais!

Benefícios comprovados cientificamente

O ômega 3 consiste em uma gordura polissaturada com ação anti-inflamatória. Além disso, essa substância também tem função de proteger o sistema nervoso.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, diretora clínica da Dietnet, existem muitos estudos que comprovam a eficiência e eficácia do ômega 3 em nosso organismo.

Sendo assim, ela mesma resolveu analisar, em seu trabalho de doutorado, os efeitos do ômega 3 no combate a transtornos de ansiedade.

No estudo em questão, foram analisados os hábitos alimentares de 12.268 adultos. Todos os resultados foram obtidos e registrados por meio de um questionário alimentar. Pessoas que ingeriam o ômega 3 em forma de suplementos foram excluídas do estudo.

Com base nos resultados obtidos nos questionários, os pesquisadores separaram os grupos de pessoas de acordo com os níveis de ingestão de ômega 3 de cada um. A partir disso, foi possível observar que os maiores consumidores do ômega 3 apresentavam uma menor chance de sofrer de ansiedade em relação aos consumidores com baixo nível da substância no organismo.

Como inserir o ômega 3 no dia a dia

Diante dos resultados obtidos no estudo mostrado acima, mesmo que ainda sejam necessárias novas pesquisas para corroborar as conclusões já obtidas, vale a pena começar a adotar o ômega 3 em seu consumo do dia a dia.

A nutricionista Lara Natacci indica que a melhor forma de introduzir esse elemento é por meio da alimentação. Para isso, vale a pena investir em uma dieta rica e equilibrada, com alimentos como chia, linhaça, alguns vegetais oleaginosos e peixes, como o salmão, o atum e a sardinha. Esses alimentos são ricos em ômega 3 e grandes aliados para acrescentar de forma natural esse elemento a sua dieta.

Dessa forma, de um modo totalmente natural, você terá acesso aos benefícios do ômega 3. Para quem sofre com ansiedade, vale a pena fazer essa adição na dieta. Trata-se de uma forma natural de tratar o problema, portanto, sem contraindicações, desde que seja um processo acompanhado por um nutricionista.

Saiba quais alimentos evitar

Além do aumento do consumo do ômega 3, especialistas também recomendam a diminuição do consumo de ômega 6. Esse lipídio seria responsável por inflamar vários tecidos de nosso organismo, além de aumentar o HDL, o chamado “colesterol ruim”. Por isso, é imprescindível diminuir a ingestão de óleos de milho e girassol, que são grandes fontes de ômega 6.

Por fim, os pesquisadores ainda fazem um alerta quanto ao consumo de suplementos ricos em ômega 3:

“Os suplementos só devem ser usados após avaliação. Há diretrizes indicando que as cápsulas de ômega-3 são bem-vindas apenas em casos de triglicérides elevados.”

O ômega 3 oferece diversos benefícios à saúde e pode ser um grande auxílio contra os transtornos de ansiedade. No entanto, é preciso sempre manter um consumo consciente, dando preferência aos meios naturais de ingestão, como os alimentos. E, além disso, buscando sempre orientações profissionais em questões mais complexas relacionadas à sua saúde.

Gostou de entender mais sobre o ômega 3 e como ele pode ajudar a controlar sua ansiedade? Continue nos acompanhando e confira mais novidades!

 

Tags: alimentação combateàansiedade Ômega 3

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