Entenda quais são os efeitos que o calor produz em seu corpo

Dirigir, pegar ônibus e passear pela cidade se tornam tarefas naturalmente mais cansativas

Estamos na estação mais amada dos brasileiros. Com a chegada do verão é natural que a vontade seja curtir momentos perto do mar e da piscina, mas no dia a dia, com a rotina de trabalho e compromissos isso não é possível. Dirigir, pegar ônibus e passear pela cidade se tornam tarefas naturalmente mais cansativas. É normal que em dias de sol muito quente o corpo tenha algumas reações.

Para manter sua temperatura entre 36 e 37 graus o corpo concentra seus esforços em encontrar o equilíbrio, isso faz com que o organismo sofra, já que exige bem mais dele. Como o corpo precisa suar para manter sua temperatura, há uma perda maior de líquido do que o normal.

As funções básicas do organismo necessitam de água para realizarem suas funções, então é comum que durante os períodos mais quentes do dia sensações como tontura, dor de cabeça, cansaço e moleza no corpo apareçam.

É importante beber muita água (cerca de 2 litros) ao longo do dia, quando a transpiração é intensa. Além da água é importante lembrar que com o suor, também eliminamos sais minerais, havendo a necessidade da ingestão de isotônico e água de coco.

Dicas para suavizar o calor:

Priorize refeições leves

O corpo está trabalhando parta manter sua temperatura ajustada, sendo assim, ingerir alimentos pesados, que exigem muita energia para serem digeridos gerará mal-estar.

Evite bebidas alcoólicas

Por serem em maioria gelada, é comum que haja associação entre bebidas alcoólicas e o calor, porém, o álcool ajuda o corpo a desidratar, priorize sucos.

Use roupas leves

Para que a temperatura do corpo esteja equilibrada é necessário que o suor seja eliminado, para isso, dê preferência a tecidos leves que facilitem essa troca e liberação de calor.

Tags: calor qualidade e vida verão

Veja mais