Economize na organização das festas das crianças

O fundamental é se planejar com antecedência e abusar da criatividade

Imagem: Creative Commons

Fazer uma grande festa para comemorar o aniversário dos filhos, sobrinhos, afilhados ou netos é perfeitamente possível, mesmo que você não esteja disposto a investir muito dinheiro. O fundamental é se planejar com antecedência e abusar da criatividade.

O primeiro passo é escolher o local da comemoração. Para baratear, vale usar um espaço da sua casa – se houver um cômodo capaz de abrigar todos os seus convidados - ou o salão de festas do condomínio.

Depois, é preciso pensar nos comes e bebes. Mas na hora de comprar esses itens, não vale se deixar levar apenas pelo preço. É fundamental investir em bolo, docinhos e salgadinhos de qualidade. Na falta de verba, coloque a mão na massa. Se você começar a cozinhar alguns dias antes da festa, vai conseguir ter tudo pronto a tempo, sem se estressar nem se cansar tanto. Uma sugestão é montar um cardápio prático e saboroso, com cachorro-quente, misto-quente, salada de frutas e sucos. “Pipoca, batatas de carinha, nuggets e gelatina também são boas opções”, ensinam Lidiana Paz e Meren Lilia de Jesus, sócias da empresa Arquitetas da Festa.

Outra estratégia para não gastar mais do que tem numa comemoração do tipo é restringir o número de convidados e chamar apenas as pessoas mais próximas ou, então, só as crianças. “Se seu filho tiver mais de sete anos, os coleguinhas poderão vir direto da escola e com certeza irão se divertir muito sem os pais” garante Kelly Holanda, pedagoga e proprietária da Estimula Kids Festas Infantis.

Nas festas feitas em casa, também não é necessário investir em decorações e lembrancinhas elaboradas. Economize esse dinheiro para contratar, por exemplo, um recreador. Ou, se estiver com pique, anime você mesmo a festa. “Prepare brincadeiras usando a criatividade. Corrida do saco, corrida do ovo, concurso de fantasias, desfiles e dança da cadeira estão entre as preferidas das crianças”, afirmam Lidiana e Meren. “Montar uma mesinha com desenhos para colorir, descer a televisão de casa e colocar um DVD para animar os pequenos ou o game do filho também são boas opções”, complementa Cristiane Nascimento, proprietária da empresa Cris Festas e Lembrancinhas.

Festa em buffet

Se optar por fazer a festa em um buffet infantil, não será preciso preocupar-se com os detalhes da organização, já que a maioria oferece um pacote que inclui as comidinhas, bebidas, atividades de recreação, decoração e até as lembrancinhas. A dica para economizar, nesse caso, é fazer a festa em horários e dias alternativos, à tarde ou de terça a quinta-feira, por exemplo.

Tags: aniversário comemoração economia festa infantil

Veja mais