Consumo de podcasts cresce 67%

Eles podem ser um aliado na educação financeira

Os podcasts vieram para ficar, para quem não conhece, eles são arquivos digitais de áudio transmitidos via Internet com diversos conteúdos. A diferença dele para o rádio é exatamente a personalização, você pode procurar um assunto a qualquer momento e ter acesso a tudo por meio do seu fone de ouvido ou caixa de som.

Segundo pesquisa encomendada pelo aplicativo Deezer, o consumo desse tipo de informação cresceu 67% no último ano no Brasil. Nosso país ouve 17% a mais do que países como França e Alemanha. Além disso, o estudo indicou que 25% dos entrevistados ouvem podcast pelo menos uma hora por dia. 

De acordo com o levantamento, os assuntos que mais interessam os ouvintes são, na ordem: Comédia, Negócios, Educação, Cursos de Língua, Cultura e Sociedade, Estilo de Vida e Lazer, Informação e Política, Cultura Pop, Música e Espiritualidade e Religião. Uma característica marcante é que a maioria dos entrevistados disseram que gostam de rir ao ouvir os conteúdos, isso significa que os podcasts têm mais um diferencial dos conteúdos comuns. 

A ideia deu tão certo que canais de notícias e empresas já estão produzindo seus conteúdos exclusivos neste formato. Agências de marketing, por exemplo, criam frequentemente como estratégia de marketing para seus clientes.

Há diversas formas de ouvi-los, a maioria delas gratuitamente. As principais plataformas são YouTube, Spotify e Soundcloud. Contudo, muitos sites também disponibilizam, basta acessar seu assunto preferido e dar play.

Se você ficou interessado nessa fonte de informação, pegue seu fone de ouvido e ouça os principais podcasts sobre finanças:

Dicas Curtas

Existe dica para absolutamente tudo na vida hoje em dia, em se tratando de saúde financeira e investimento o site Dicas curtas não fica atrás e trazem questões corriqueiras da nossa vida como orientações para sair de casa, prioridades financeiras e passos para se dar antes de casar. Os serviços são gratuitos e dá para conferir o passo a passo no site.

DinheiramaCast

Dinheirama já é uma empresa consolidada no ramo da educação financeira. E eles também oferecem podcasts sobre o assunto. Existem programas falando sobre infidelidade financeira e seguro de vida. Os áudios estão disponíveis, também gratuitamente, em três plataformas diferentes: Soundcloud, iTunes e Stitcher.

CBN Podcasts

A CBN, Central Brasileira de Notícias, também já é consolidada no mercado e faz conteúdos interessantes também para esse formato. Um deles, por exemplo, é um guia de finanças pessoais e investimentos bastante útil. Dá para conferir tudo no site deles. 

NerdCash

O blog Jovem Nerd também tem um podcast voltado para adolescentes e adultos sobre os mais diversos temas. Nele encontramos também o assunto financeiro, como em áudios sobre investimentos com segurança e organização de finanças. Você pode ouvir também no site

Educação Financeira G1

O portal de notícias G1, responsável por disseminar informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo também aderiu aos podcasts. Um deles é o Educação Financeira, que trata de assuntos do momento, como dólar e FGTS, voltados para o universo das finanças. No site tem todos. 

Tags: finanças planejamentofinanceiro

Veja mais