Como a ansiedade afeta sua saúde

O impacto das nossas emoções vai muito além dos pensamentos e tem efeitos em todo organismo


Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 9,3% da população brasileira sofrem com algum tipo de transtornos causados pela ansiedade. O índice, três vezes maior que a média mundial (3,6%), coloca o Brasil na liderança do ranking da América Latina.

Quando a ansiedade aparece em um grau controlável, em episódios isolados, podemos considerá-la um sinal de alerta que nos deixa em estado de atenção. Mas, quando os sintomas comprometem o bem-estar, é preciso buscar ajuda profissional. Crises de ansiedade desencadeiam reações em todo organismo, conforme lista abaixo:

Efeitos no sistema nervoso
Acredita-se que o stress crônico interfira no funcionamento dos neurotransmissores localizados no córtex pré-frontal, causando a perda de memória. A ansiedade pode causar estragos na saúde do sono, o que pode desencadear uma série de problemas de saúde.

Efeitos no aparelho respiratório
Stress e ansiedade no local de trabalho são conhecidos como gatilhos para o desenvolvimento de asma. Além disso, stress durante a gravidez também podem aumentar o risco de que a criança nasça com problemas respiratórios.

Efeitos no aparelho circulatório
Vários estudos vinculam o stress ao aumento do risco de ataques cardíacos, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Efeitos na pele
Ataques de eczema e psoríase tem relação direta com altos níveis de stress e ansiedade.  Os efeitos são sentidos em nível celular e podem causar envelhecimento prematuro interno e externo. A ansiedade desencadeia mudanças no DNA dos glóbulos brancos, afetando o comprimento dos telômeros – um indicador chave do envelhecimento prematuro.

Efeitos no aparelho digestivo
Crises de ansiedade pode causar o desequilíbrio da flora intestinal, causando diversos problemas digestivos. Além disso, a ansiedade pode aumentar os níveis de cortisol no organismo, o que pode acarretar, dentre outras coisas, em ganho de peso.

Algumas técnicas para diminuir a ansiedade e viver melhor:

  • Meditação: a prática tem ganhado vários adeptos ao redor do mundo. A busca pelo estado de atenção plena diminui o stress, relaxa corpo e mente. Não sabe por onde começar? Existem aplicativos como Insight Timer que podem de te ajudar.
     
  • Atividades físicas: a prática diária de exercícios físicos traz benefícios para corpo e mente. A liberação de endorfina ajuda a controlar os níveis de ansiedade.
     
  • Música: quando se sentir muito agitado, experimente escutar uma playlist com músicas mais calmas e relaxantes. Aprender a tocar um instrumento também pode ajudar.
     
  • Tenha um diário: ao final de cada dia, procure registrar o que aconteceu, quais emoções e sensações físicas você sentiu. O exercício vai te ajudar a identificar suas reações diante das situações boas e ruins e ter uma leitura melhor de suas emoções.
     
  • Adote um pet: cuidar de um animal de estimação é praticamente uma terapia. Estudos mostram que o contato com os bichinhos ajuda na produção de serotonina, um, hormômio que te ajuda a ficar mais relaxado.
     
  • Abrace uma árvore: 20 minutos diários de caminhada ao ar livre já mudam o humor de qualquer pessoa. Experimente!

Fonte: Healht Central

Tags: ansiedade atividade física meditação Prevencao qualidade de vida saúde stress terapias alternativas

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