Amplie a vida útil dos seus eletrodomésticos com a limpeza adequada

Fazer a manutenção correta de seus aparelhos é uma maneira eficiente de garantir que eles vão continuar em ordem por muito mais tempo

Você sabia que o leite derramado no fogão ou o molho que espirrou no interior do micro-ondas, se não for removido, pode prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico? Pois saiba que fazer a manutenção correta de seus aparelhos é uma maneira eficiente de garantir que eles vão continuar em ordem por muito mais tempo. E, com isso, você economizará dinheiro com consertos. Saiba mais!

Micro-ondas
Esqueça os produtos de limpeza abrasivos ou os desengordurantes caros vendidos em supermercados. Existem maneiras práticas e inofensivas para limpar internamente seu micro-ondas, sem esforço:

  • Coloque dentro do aparelho um recipiente refratário de louça ou vidro com água e uma colher (sopa) de vinagre. Ajuste na potência máxima e ligue por 5 minutos. Desligue o aparelho da tomada e, sem abrir a porta, deixe o recipiente descansando no aparelho desligado por mais 3 minutos. Pronto. Basta passar papel toalha ou um pano limpo seco para retirar a sujeira.
  • Outro modo eficiente de limpar o interior do aparelho é cortar um limão ao meio e colocar as duas partes viradas para baixo em um prato de sobremesa com uma colher (sopa) de água ao fundo. Ligue o aparelho na potência máxima por 1 minuto. Depois é só limpar com papel toalha ou pano seco limpo.
  • Se, ao final, ainda restar alguma sujeira teimosa grudada no interior, jogue algumas gotas de detergente líquido comum em uma ponta de pano úmido e passe apenas sobre ela. Depois, esfregue o local com um pano úmido e finalmente seque bem com papel toalha para tirar a umidade. Deixe o micro-ondas aberto por alguns minutos e, em seguida, limpe o exterior com um pano úmido sem sabão, com cuidado para não molhar os cabos em volta do forno. Espere 30 minutos para usar o aparelho.

Fogão

  • Desconecte o cabo de força, desligue o gás e espere o fogão (ou forno) esfriar. Tire as grelhas e os bicos e deixe-os de molho em uma solução de água e vinagre enquanto limpa o resto do fogão.
  • Borrife com um pouco de detergente uma esponja macia, passe na superfície e deixe atuar durante uns segundos. Nunca use produtos ácidos ou abrasivos.
  • Não jogue água no fogão ainda quente, pois o choque térmico pode afetar o esmalte da pintura.
  • Limpe o detergente e a gordura com uma esponja limpa ou um pano macio ligeiramente úmido. Não use palha de aço ou escovas duras para não riscar o esmalte.
  • Seque a superfície com um pano seco e limpo. Por fim, limpe os bicos do fogão com palha de aço, enxágue-os e seque com pano seco e limpo.

Forno

  • Aqueça o forno ligeiramente para retirar o excesso de gordura ou restos de alimentos com um pano úmido ou uma esponja de lavar louça. Não utilize esponjas de aço ou facas. Se a gordura estiver difícil, use produtos específicos para esse tipo de limpeza.
  • Depois de frio, limpe o forno com um pano úmido para retirar os restos da gordura e dos detergentes. Por fim, seque com pano limpo.

Telas de televisão

  • O primeiro passo para limpar a delicada tela da televisão de manchas de dedos ou poeira é ter em mãos um pano macio que não solte fiapos, como flanela ou microfibra. Não utilize toalhas de cozinha, de papel ou de tecidos, que podem riscar a tela de maneira irreparável, além de não limpar corretamente.
  • Antes de começar, desligue o aparelho e desconecte o cabo de força. Assim, fica mais fácil visualizar a sujeira e você evita choques.
  • Umedeça o pano com pouca água – de preferência, destilada, encontrada em lojas especializadas. Não jogue ou borrife líquidos diretamente no aparelho. Passe o pano levemente em movimentos circulares. Não use pressão para não causar danos à tela. Espere secar antes de usar o aparelho.
  • Se não limpar completamente apenas com água, você pode optar por um kit de limpeza específico para telas, encontrado em lojas especializadas em eletrônicos ou informática. Não esqueça de verificar na embalagem do produto os tipos de tela para o qual ele é indicado.

Gostou do conteúdo? Confira também “Fogão ou micro-ondas? Veja a melhor alternativa para economizar na cozinha”.

Fontes: Assessoria técnica Cônsul, Brastemp e Acesita Aços Especiais.

Tags: aparelho eletrodomésticos fogão forno limpar micro-ondas televisão

Veja mais