6 ideias simples e baratas para curtir as férias em família

Confira dicas que vão fazer você e sua família se divertirem muito nas férias, e o melhor: sem extrapolar o orçamento!

Trabalhar, estudar, cuidar de casa e da família, lidar com tantas outras obrigações... Ufa! Todo mundo merece tirar uma folguinha de tudo isso, não é? 

Nós merecemos e precisamos descansar, dando uma pausa na labuta e em todas as atribulações do cotidiano. Esse descanso é tão necessário ao corpo quanto à mente, já que é essencial renovar as energias para voltar melhor do que quando saímos de férias. 

Claro que ainda há aqueles que acabam deixando tudo isso para depois e ficando anos sem esse break. Entenda que, por mais que se tenha muito a fazer, o descanso é importante para o pleno funcionamento do corpo e a produtividade laboral.  

Em casos de trabalho em excesso, podemos citar como exemplos a estafa, a fadiga, o estresse (e as doenças que o acompanha), o distanciamento da família e dos amigos e a perda de momentos essenciais na própria vida.  

Agora, decidiu aproveitar o primeiro mês do ano para descansar e estar com a família, mas está com pouco dinheiro? 

Fique tranquilo! Separamos 6 ideias incríveis para você desfrutar suas férias em família. Acompanhe. 

1. Hospedar-se em casa de parentes ou amigos  

Uma viagem curtinha com a família é uma maravilha, não é? Se não precisar gastar com passagem ou combustível, é melhor ainda! Pense em unir tudo isso em uma hospedagem familiar (ou na casa de amigos mesmo) em que vocês poderão mudar de ares, compartilhar experiências e gastar menos do que em um hotel.  

Mas claro que é preciso equilibrar, para que sua visita não se torne desconfortável para os anfitriões. Por isso, tenha em mente que: 

  • todos serão bem-vindos; 

  • é importante dividir os gastos com alimentação da sua família; 

  • se tiver crianças pequenas, converse com elas antes sobre organização da casa e seus comportamentos; 

  • é de bom tom não prolongar a estada; 

  • ajudar nas despesas com água e luz é educado e consciente. Afinal, você e sua família estão usufruindo tudo o que o anfitrião está oferecendo. 

2. Desfrutar de um dia num parque aquático 

Que tal aproveitar as suas férias em um parque aquático? A diversão para as crianças será garantida! Atualmente, existem muitos lugares com áreas de lazer, piscinas/cachoeiras, de fácil acesso e com preços que cabem em seu orçamento. A dica é organizar o dia com lanchinhos leves, como sucos, frutas e sanduíches, para ajudar na economia. 

3. Preparar um piquenique divertido 

Uma das melhores opções, o piquenique além de divertido, custa pouco e ainda pode ser feito várias vezes durante as férias. Escolha lugares arborizados, prepare lanchinhos e lance mão de brincadeiras antigas feitas ao ar livre. Nada melhor que aproveitar um dia de sol brincando com os seus filhos, revivendo a sua infância. 

4. Compartilhar sua casa recebendo pessoas queridas 

Viajar é uma delícia, mas tão bom que isso é receber pessoas que você gosta muito em sua casa. Melhor ainda se elas tiverem crianças. Seus filhos vão ter momentos de alegria compartilhada. Planeje passeios agradáveis que unam as famílias. 

5. Visitar parentes ou amigos 

Aproveitem para colocar em dia aquelas visitas que vocês estão devendo há muito tempo. Avise as pessoas com antecedência. Muitas pessoas ficam felizes com visitas assim. 

6Ter uma piscina em casa? Por que não? 

Há no mercado piscinas montáveis com preços bem atrativos, basta escolher uma que se encaixe em seu orçamento. Ter uma piscina em casa no Verão é uma ótima pedida para as crianças, que poderão convidar mais amiguinhos para se divertir. Esse momento permite que vocês, pais e mães, possam estar perto de seus filhos, no conforto do lar. Assim, estarão mais à vontade e priorizarão a diversão em família.  

Existem muitas outras coisas que podem ser feitas sem gastar muito. Nossa dica é que você aproveite ao máximo esses momentos que as férias proporcionam com a sua família. Esqueça os problemas do trabalho e permita-se viver o lado simples da vida. 

 

Tags: crianças economia família férias orçamento

Veja mais