6 Dicas para economizar tempo e dinheiro com a comida das crianças

Preparar as refeições das crianças não deve ser tão caro nem levar tanto tempo. No post de hoje, vamos explicar o que fazer para mudar

A preparação das refeições das crianças, em especial o lanche a ser levado para escola, é uma tarefa que toma tempo e pode pesar no orçamento se você não souber escolher os alimentos certos. E, entre tantas despesas que normalmente já temos que custear, não convém pagar caro por isso se podemos economizar.

E para lhe ajudar a otimizar essa tarefa rotineira, organizamos 6 dicas incríveis. Não deixe de conferir!

Compre no atacado

A compra no atacado é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. Isso porque, ao comprar em grande quantidade, o lojista tem condições de oferecer descontos, sem falar que você irá menos vezes ao supermercado.

E mesmo que que você não compre tantos itens assim ou tenha apenas um filho, a economia pode ser significativa. Pense, por exemplo, que alguns snacks ou bebidas prontas são consumidas semanalmente e não correm o risco de estragar em sua dispensa.

Dê preferência por refeições em casa

Um dos principais vilões das finanças pessoais são as refeições fora de casa. Sem perceber, aqueles lanchinhos diários e almoços entre um e um e outro deslocamento, ao final do mês, representam um custo significativo, que chega a assustar quem coloca tudo na ponta do lápis e sabe quanto gastou.

Com nossos filhos a história não é diferente. Com o lanche na escola, principalmente, um dos únicos momentos em que eles estão sem a nossa presença, você pode estar, sem perceber, gastando mais do que pode ou gostaria. Por isso, a merenda preparada em casa é uma alternativa.

Compartilhe obrigações

A maioria das mães costuma reclamar com frequência que se sente sobrecarregada com obrigações do trabalho e do lar. Infelizmente, a dupla, às vezes tripla jornada de trabalho é uma realidade enfrentada pelas mulheres brasileiras.

E se em sua casa você ainda não se fez ouvir para mudar esse cenário, não perca mais tempo. Chame seu companheiro ou demais familiares para compartilhar a obrigação de preparar a refeição das crianças, atividade que sabemos leva tempo e dedicação. Se cada um fizer sua parte, todos terão uma rotina mais leve e agradável.

Estipule um cardápio semanal

Uma forma de se organizar e, consequentemente, ganhar tempo, é estabelecendo um cardápio semanal para a comida das crianças. Com alguns minutos dedicados a isso, você e sua família podem chegar a um denominador comum e escolher democraticamente o que será servido. Assim, você pode comprar os alimentos com antecedência e não perder tempo pensando no que fazer em meio a correria do dia a dia.

Convide as crianças a participar da preparação

Cozinhar em família é uma forma de fortalecer laços e pode se tornar uma grande diversão. Tarefas simples, que não demandam o manuseio de faca ou proximidade ao fogão, podem tranquilamente ser delegadas ao seu filho, que pode tomar gosto pela coisa e se colocar de prontidão para que, sempre que preciso, ajudar.

Com o tempo, além de agilizar a preparação das refeições, as crianças podem ter uma preciosa iniciação em afazeres domésticos, sendo que no futuro, aprender a cozinhar de verdade será apenas a continuidade de um processo já iniciado na infância.

Explore opções de alimentos naturais, saudáveis e baratos

Frutas, legumes e verduras, na média, saem mais em conta que alimentos de outras categorias, como carnes, massas e guloseimas. Logo, se estivermos pensando em economia, esses seriam as opções preferenciais em nossas geladeiras. No entanto, como sabemos, existe uma forte resistência por parte das crianças a esses alimentos, que deve ser trabalhada pelos pais no dia a dia.

Uma forma de fazer isso é explorar à exaustão opções saudáveis que caiam no gosto dos pequenos. Para isso, aposte em sucos de diferentes sabores, faça saladas com legumes que sejam da preferência deles e sempre os convide a experimentar novas opções. Nessa missão nada fácil, persistir é a palavra de ordem.

Tags: economia educação financeira

Veja mais