5 truques dos supermercados para você gastar mais

Listamos as principais técnicas para pontos de vendas utilizadas pelos donos de estabelecimentos

Tem que vá uma vez ao mês ou a cada semana. E, aqueles mais dedicados que estão sempre prontos para aproveitar uma boa promoção. Gostando ou não, as idas ao supermercado são necessárias para geladeira e armários não ficarem vazios. Se você faz a linha organizado, certamente faz uma lista com os itens que estão faltando antes de pegar o carrinho de compras.

Mesmo assim, é difícil seguir fielmente o que está na lista. Quem nunca levou aquele produto que nem precisava, mas que estava a um preço ótimo? A gente sabe que seguir a lista “à risca” é talento para poucos. Só tem um detalhe: os donos dos supermercados também sabem.

Por isso, não se engane. Cada produto, cartaz, oferta é estrategicamente distribuído pelo ponto de venda para que você sinta mais vontade de comprar. Faz parte do jogo. Mas como estamos aqui para te ajudar, listamos alguns “truques” utilizados pela turma do varejo. Garanto que suas idas às compras nunca mais serão as mesmas. Anote aí:
 

  1. Estímulos por todos os lados: pode observar, você nem entrou no mercado e já viu uma dezena de cartazes com promoções e descontos. A ideia é chamar sua atenção para determinados produtos. Muita gente não resiste em dar aquela olhada nos itens que estão em promoção. E dentro da loja, a disposição dos produtos está longe de ser aleatória. Normalmente, lançamentos e marcas mais caras estão na altura dos olhos.
     
  2. Tudo se complementa: outra técnica utilizada pelo varejo é o agrupamento de itens por afinidade. Ao lado dos vinhos, colocam os queijos, por exemplo. Ou do ladinho da padaria estão algumas marcas de café. Aqui, vale prestar atenção: nem sempre o produto que está fora da sua seção habitual é o mais barato. Fique de olho!
     
  3. Os mais baratos estão no “final”: o layout de um supermercado é pensado para que o cliente circule pelo maior número de corredores vendo assim, mais produtos e aumentando suas chances de compra. Você encontrará primeiro os itens mais caros e supérfluos. Marcas mais baratas e produtos básicos estarão no final dos corredores.
     
  4. De olho na validade: produtos em destaque nos corredores ou nas primeiras posições de uma fila, podem estar próximos da data de vencimento. Os funcionários são orientados para deixar os produtos novos no fundo e os antigos na frente.
     
  5.  Ritual de beleza: os itens de higiene pessoal também seguem um lógica própria. Dê   uma olhada na seção dos cuidados para os cabelos. Primeiro estarão os shampoos, depois os condicionadores e demais produtos, sempre nesta sequência. Aqui, os produtos mais vendidos podem até ficar num lugar menos privilegiado. Especialistas dizem que clientes fieis sempre optam por sua marca preferida – independente do local ou do preço.


Agora que você sabe que cada pacote de biscoito não está ali por acaso, fique de olho nas próximas compras!

Tags: comportamento compras consumo economia doméstica supermercado

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