Investimentos exóticos: você sabe o que são aplicações temáticas?

Entenda o conceito dos investimentos exóticos e conheça os tipos de aplicações temáticas que estão se tornado populares no Brasil

Os investimentos exóticos estão crescendo no Brasil e no mundo. Apesar de o nome ser pouco intuitivo, esse tipo de aplicação, menos popular, tem atraído um grande número de investidores.

No contexto da queda da taxa básica de juros, SELIC, e a consequente perda de rentabilidade dos investimentos em Renda Fixa, o mercado vem se movimentando para oferecer alternativas aos investidores.

Diante desse cenário, cresce a oferta das chamadas aplicações temáticas, que vão desde a aquisição de obras de arte, até os chamados Fundos Florestais. 

Obras de arte e antiguidades

Diferentemente da Bolsa de Valores, não existe uma "bolsa de obras de arte e antiguidades". Os trabalhos artísticos e as peças são precificadas segundo a avaliação de especialistas na área, sendo que cada "parecer" carrega em si, um grande fator de subjetividade.

Lembrando que, ao longo do tempo, a percepção geral quanto à valorização do trabalho artístico pode variar bastante. Temos aqui, portanto, um típico investimento exótico, que exige do investidor um conhecimento apurado sobre o mercado em questão. 

Imagine que um investidor, há dois anos, adquiriu uma tela de um artista ainda pouco conhecido do público de arte. Nesse intervalo de tempo, o portfólio profissional desse pintor pode ter adquirido um novo status, chegando a galerias de arte de grande destaque. Naturalmente, isso levaria a valorização da obra adquirida naquela ocasião. 

O contrário também é factível. Afinal, o investidor em questão poderia ter desembolsado um valor irreal pela obra e com o passar dos anos poderia não ter havido nenhum reconhecimento do artista por parte do mainstream ligado à pintura. 

Ações de empresas de tecnologia

Muito longe da subjetividade das obras de arte, os investimentos em ações de empresas de tecnologia obedecem a uma lógica bastante razoável, por assim dizer. Pense, por exemplo, em algumas gigantes do mercado, como o Facebook, a Netflix e a IBM.

Atualmente, muitas financeiras têm oferecido investimentos nesse setor via Certificados de Operações Estruturadas (COEs), que combinam ativos em Renda Fixa a ativos de Renda Variável. Com isso, parte do capital investido é remunerado por um indexador e outra parte pelo desempenho das companhias na Bolsa de Valores.

Nesse caso, portanto, a garantia de retorno financeiro depende da solidez das empresas escolhidas como investimento. Apesar de se tratar de companhias que apresentam expansão de operações ao longo dos últimos anos, com aumento de faturamento, não há garantia de bons resultados. 

Vale lembrar que flutuações no mercado são normais e todos os "papéis" estão suscetíveis a variações.

Investimentos em fundos florestais

Os Fundos Florestais são bastante populares no exterior e chegaram ao Brasil no início da última década. Trata-se da reunião de um grupo de investidores para viabilizar as operações das indústrias moveleira e de papel e celulose. 

Essa reunião acontece por meio de um Fundo de Investimento em Participações (FIP), no qual um gestor assume a administrações do capital dos investidores e o aplica na operacionalização de um negócio. No caso dos Fundos Florestais, estamos falando de plantações de madeiras nobres.

Você consegue imaginar os riscos dessa escolha? Na ocasião de a plantação morrer ou não vingar, 100% dos investimentos serão perdidos. Assim, mais uma vez, caberá ao investidor conhecer a fundo a natureza do negócio antes de mobilizar qualquer recurso.

Como você pôde perceber, as aplicações temáticas envolvem investimentos em diferentes tipos de segmentos e negócios. Logo, há uma infinidade de opções de investimentos exóticos disponíveis no mercado.

Como destacamos, os riscos envolvidos nesses tipos de operações são altíssimos, pois diferentemente dos investimentos em Renda Fixa, como a Previdência Privada e os Fundos de Pensão, não há garantia de retorno financeiro. 

Gostou desse artigo sobre investimentos incomuns? Quais dos investimentos listados você considerou mais exótico? Você conseguiria listar algum outro exemplo?

 

Tags: aplicações investidores investimentos exóticos operações

Veja mais